segunda-feira, 13 de julho de 2015

20° Festa do Imigrante - O mundo cabe aqui - Final - Zenina/Zelina e Lituânia

A nossa conversa mais demorada foi a segunda, ainda  no refeitória que conversamos com Dona Cleusa, conversamos  com um casal  de descendência lituana, Lúcia e Pio (Como o Papa - palavras dele - risos), eles trabalhavam em um dos stands de comida lituana que havia no local.

Eles não são da Mooca, mas sim de Jardim Zenina (ou Zelina, não me recordo), bairro próximo a Vila prudente, que é um bairro lituano.

Ela (Dona Lúcia) falou da vinda dos lituanos da década de 20, onde cerca de 20.000, 30.000 vieram para cá trabalhar em fazendas de café, eles eram trazidos por uma entidade para estes fins (trabalhistas).

Ela também disse que muitos iam de Santos para hospedaria ou direito das fazendas. Os contratos eram feitos na Europa mesmo, e eles saiam de portos como o da Antuérpia (Bélgica), por exemplo.

Além do Jd. Zenina (Ou Zelina, desculpe por isso, haha), muitos lituanos ficaram nos bairros da Luz, Bom Retiro, Brás, Pari e Mooca.
Depois nós ficamos de comer neste Stand da Dona Lúcia, porém não a encontramos lá. lamentamos por isso, :(.

E queremos agradecer a vocês, por essa interessantíssima entrevista, com um alto grau de memória e história. Vocês enriqueceram muito este Blog!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário